quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil

http://www.ulevel.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1&Itemid=139

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br - NIC.br (www.nic.br) apresentou os resultados dos módulos de comércio eletrônico, governo eletrônico, segurança na rede, uso de e-mail e spam da 2ª Pesquisa Sobre Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2006. Realizado entre julho e agosto do ano passado em todo o território nacional, o estudo investigou 10.510 domicílios na zona urbana, entrevistando pessoas com 10 anos ou mais, nas cinco regiões do país.

Quanto ao uso do e-mail, 62,5% das pessoas que utilizaram a internet nos últimos 3 meses informaram ter ao menos uma conta de e-mail de uso pessoal. O tipo mais popular continua sendo o e-mail gratuito, adotado por 56,4% (54,5% em 2005). Apenas 9% possuem contas pagas - percentual que caiu significativamente em relação aos 13,8% registrados em 2005 - e 4,7% têm contas de trabalho (4,3% em 2005). O Norte é a região que possui o maior índice de internautas sem contas de e-mail, 50,5%, enquanto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste este percentual fica em torno de 35%.


Realmente os alunos da região norte tem mais difilcudade para o acesso a internet, por ser paraense, tenho muitos amigos e parentes que vivem distante do mundo virtual, e com isso não tem a chance de utilizar essa valiosa ferramenta na construção de seus conhecimentos. Portanto, esses alunos já estão um passo atrás dos alunos das outras regiões.

Acadêmicas: Liliane Lopes e Tatiana Buchinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário