domingo, 20 de setembro de 2009


Fundado em fevereiro de 2005 o site YouTube permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. É um site muito popular devido a sua facilidade de uso, sendo possível a qualquer pessoa que usa computador. E com sua grande variedade de tópicos torna-se peça importante para a cultura da internet. Tem sido alvo de censura em vários países, sendo em alguns bloqueado, por apresentar conteúdos imprudentes.
Mas o site também possui materiais super interessantes que auxiliam na educação. Há inúmeros vídeos relacionados a assuntos da atualidade, interessantes para todos os envolvidos no processo educativo. O professor pode usufruir de varias formas, seja aprimorando seus conhecimentos, usando os vídeos como ferramenta de trabalho em sala de aula, despertando o interesse dos alunos para que eles próprios postem seus vídeos diante de pesquisas realizadas na escola, além de propiciar ensino e preparação para o vestibular.




O Orkut é uma rede social criada em 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Com esse serviço é possível encontrar pessoas com interesses e objetivos em comum no mundo todo. Pode-se postar fotos, deixar scraps e depoimentos para todos os seus amigos, como criar e participar de comunidades.
Por ser uma divertida forma de comunicação, o Orkut não deve ser banido das escolas, e sim, aproveitado para a construção de conhecimentos. Raramente o professor encontrará um aluno que não participe dessa rede, por isso torna-se fácil trabalhar conteúdos por meio desta ferramenta, com um pouco de criatividade o Orkut pode ser uma forma brilhante para se trabalhar história, geografia, língua estrangeira... É possível colocar fotos, fazer comentários, sem contar com a interação que os alunos podem ter com pessoas do mundo inteiro. Além de conteúdos, é interessante que seja trabalhado os valores humanos.

Por: Liliane Lopes e Tatiana Buchinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário