sábado, 28 de novembro de 2009

A Alma da WebQuest

Bernie Dodge diz que as WebQuests são caracterizadas por tarefas, executáveis e interessantes, parecidas com as coisas que os adultos fazem na vida real.
A Tarefa é o coração da WebQuest. Ela sugere a criação de um evento ou produto, similar ou idêntico, a eventos ou produtos que fazem parte do di-a-dia do mundo que vivemos. O conceito central desse componente é autenticidade,mais também precisa possuir outra virtude: a exigência de transformação da informação. A proposta de uma tarefa, no sentido aqui apontado procura superar o artificialismo dos conteúdos escolares, denunciado por muitos educadores de nossos dias.
Elaborar uma boa WQ exige certo rompimento com os pedagogismos e didatismos que dominam o cenário da educação escolar. Formatos de comunicação "didática" geralmente deixam de lado imaginação e criatividade. As exigências de criatividade e vida no texto, sobretudo no componente Tarefa, vão mais longe que a superação do didatismo escolar. É preciso que o texto da Tarefa sugira algo interessante e plausível. O leitor precisa "acreditar" na tarefa, se isso não acontecer, veremos apenas pegadas pouco nítidas de uma alma que poderia habitar a respectiva WebQuest.

Acadêmicos: Amanda, Ellen, Fernada Geronimo, Gildo, Liliane e Tatiana Buchinger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário